sábado, 3 de setembro de 2011

Como Nossos Pais

Conversava com um amigo sobre a educação que damos a nossos filhos, sobre a educação de uma maneira geral. Hoje ser rigoroso com os filhos é ser careta, mas satisfazer os seus caprichos é ser moderno. Hoje falar palavrões para os próprios pais é ser moderno, exigir o mínimo de postura é ser antiquado. “Naquele tempo se eu falasse uma palavra destas diante de meu pai ou minha mãe nossa senhora, ele me dava um sermão ou me colocava de castigo”. – Lembra saudosamente a mãe de um adolescente. “Quando não dava uma surra”. – Pondera a outra.
Nos tempos modernos os próprios pais se adaptaram para não serem taxados de antiquados ou caretas. E vão cada vez mais criando filhos e filhas como se fossem bibelôs, não os preparando para a vida. E o resultado é que nunca vimos homens e mulheres cada vez mais instruídos e cada vez mais sem educação. Parece contraditório não é mesmo? Claro que os tempos são outros, hoje em dia há mais diálogo, ou pelo menos deveria ter entre pais e filhos que antigamente. Afinal somos mais “esclarecidos” e mais modernos também. Deixamos de criar nossos filhos, como nossos pais, e também fingimos esquecer de que respeito, educação, caráter nunca fica ultrapassado. Claro que não podemos generalizar, conheço bons exemplos de pais modernos, mas que não esqueceram de que a verdadeira educação vem de casa. Ou como costumo ouvir a educação vem de berço.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário