domingo, 8 de janeiro de 2012

Fazer As Pazes Com O Passado

A cada dia a vida nos dá uma pequena demonstração do eterno processo de aprendizagem que trilhamos ao longo da existência. Ao abrir uma mensagem que me foi enviada por e-mail, li uma mensagem que mexeu com meus brios. " Faça as pazes com o seu passado, assim ele não atrapalha o presente". Fiquei a meditar nesta frase, e percebi a diferença entre "esquecer" o passado e "fazer as pazes" com ele. Muitas vezes acreditamos ou fingimos que já esquecemos o passado. Entretanto ele é o nosso companheiro de jornada, é a raiz que sustenta o caule. O simples " esquecimento ", é uma armadilha que serve como um frágil dique que não suportará a água que deveria. Jamais poderei esquecer fatos marcantes de minha vida, o passado vive em meu coração, como um gigante adormecido, mas que facilmente se desperta. Compreendi o sagrado naquela mensagem, a centelha preciosa da existência. Precisava fazer as pazes com o passado, e não tentar esquecê-lo. Uma árvore não se sustenta se as raízes estão comprometidas, um dia ela caírá, Assim como o homem que tenta desesperadamente esquecer o seu passado. Quando fazemos as pazes com o nosso passado compreendemos que não precisamos sofrer por algo que não podemos mudar. Mas podemos usar as nossas experiências a nosso favor, quando fazemos as pazes com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário