terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Evitar O Sofrimento?

Quando pensamos no sofrimento futuro deixamos de viver o presente. Quando tomamos decisões para evitar o sofrimento acabamos sofrendo por antecipação. Quando tentamos blindar nossas emoções e sentimentos na tentativa de " evitar o pior " no futuro, esquecemos que somos simplesmente humanos, e que não há outro meio de se viver, senão vivendo. O que aliás é um privilégio para poucos, afinal muita gente apenas existe. Todas as vezes que tentei me proteger para não sofrer, saí perdendo, pois não vivi experiências, não sei qual seria o resultado... Apenas me pergunto como teria sido? Esta incerteza levarei para o túmulo junto com a sensação de impotência em relação há um determinado assunto que ainda me incomoda. Felizmente aprendi com o tempo que não posso simplesmente revestir o meu coração com uma proteção permanente contra infortúnios futuros. O amor que não foi correspondido, o sonho que não foi realizado, os olhos que quando se encontravam com os meus faziam-me sonhar. Todas as derrotas me causaram tristeza, dor e sofrimento. Mas se tivesse que revivê-las faria tudo novamente, pois hoje sei como terminou. Não me perguntarei, como teria sido? Elas também me serviram como exemplo de superação, é possível acreditar em dias melhores mesmo em meio a tempestade de nossos dias. Ainda carrego as cicatrizes em meu coração, mas elas também cumprem o seu papel, mostram-me que foi necessário, para que a minha passagem por esta existência não tenha sido em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário