Existe uma arma que ela pode ser tão letal quanto as demais. Pode abrir uma ferida e deixar uma cicatriz profunda pior do que a lâmina de uma espada. Tenho visto e vivido muitas situações de conflito onde esta arma é a mola propulsora, é o estopim de muitas tragédias. Mas ela também pode ser tão doce quanto mel, tão suave quanto uma linda manhã querido leitor. Estou falando da palavra, ou das palavras. Devemos ter o cuidado de usar esta arma tão poderosa. Ter na consciência de que não é apenas um conjunto de sons, um código entre as relações humanas, o estabelecimento da comunicação. Embora a comunicação por sí só torna a palavra especial no universo humano. Tratar com respeito a palavra é saber usá-la com sabedoria, o que nem sempre é uma tarefa fácil. A vida e a morte se cruzam através das palavras, dizem que o que os olhos não veêm o coração não sente. Mas o que a língua fala o corpo padece. Tudo pode ser jogado água abaixo quando as palavras não são usadas sabiamente. Entre erros e acertos inerente ao ser humano, aquele que sabe usar a temperança domina o seu universo.
Realmente nossa boca tem o poder de abençoar como também de amaldiçoar. Um amigo me falou certa vez que a palavra depois de dita não tem como pegar mais e dependendo do que se fala o resultado é desastroso.
ResponderExcluir"Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma idéia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos."
Clarice Lispector
Não é tarefa fácil mesmo...
ResponderExcluirAmigo sábias palavras!!!