segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dinheiro traz felicidade?

Quando penso que o mundo gira em torno dele, ou melhor que o dinheiro comanda tudo ao redor do mundo dando poder a quem o possui. Penso em dizer sim a esta pergunta. Entretanto há mais coisas a se considerar quando esta questão vem à tona. Não tenho dúvidas de que o conforto, as satisfações que o dinheiro proporciona nos deixam felizes. Ou melhor, usando o termo mais apropriado realizados. Mas a felicidade são momentos. Um estado de espírito talvez? É possível ser feliz sem ele? Tenho encontrado e conhecido pessoas que dizem ser felizes mesmo não possuindo muito dinheiro, apenas para sua própria subsistência. Vivem suas vidas simples, mas com o coração cheio da centelha da criação. Porque suas vidas não estão baseadas no poder que suas contas bancárias lhes dão. Mas nos relacionamentos que vão construindo ao longo de suas existências. O dinheiro claro que é importante, pois necessitamos dele para sobreviver, mas como consequêcia e não como causa. No entanto vivemos a era do consumismo e o consumismo demanda dinheiro, que demanda mais dinheiro e assim ele passa a ser a causa na vida de milhares de pessoas. Como humano e falho que sou também gostaria de ter bastante. Mas me pergunto para que ter bastante, se sobrevivo com dignidade com o pouco que ganho? seria somente para realizar meus desejos, carros, casas, roupas, viagens, só de pensar meus olhos brilham. E vejo o quanto preciso evoluir, pois não posso deixar que o dinheiro vire causa e sim a consequência em minha existência. E se como consequência conseguir muito, buscar um equilíbrio entre a auto-realização e ser útil. E que meu coração saiba enxergar a verdadeira felicidade, que vem das pessoas e não das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário