domingo, 15 de maio de 2011

Uso Adequado Ou Inadequado Da Língua?

Na última sexta dia 13/05/11 assisti há uma reportagem no Jornal Nacional, na série sobre educação que me deixou preocupado em relação ao futuro da nossa língua, e até dos profissionais. Aprovado pelo ministério da educação, o livro Por Uma Vida Melhor, que será usado nas escolas públicas do país. O livro defende que a língua deixe de ser classificada como certa ou errada, e sim adequada e inadequada. O livro defende que os alunos não precisam seguir certas normas da gramática para falar corretamente.
   Desta maneira os autores defendem frases do tipo: "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado". E a explicação para tamanho disparate, é a seguinte: "Na variedade popular basta que a palavra 'os' esteja no plural" "A Língua portuguesa admite esta construção". Em outra página encontraremos:
"Mas eu posso falar 'os livro'?"
" Claro que pode."Mas os autores fazem uma ressalva:
" Dependendo da situação, a pessoa corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico"
Fiquei indignado com este absurdo, claro que a linguagem popular tem que ser respeitada. há muitas pessoas que não fazem o uso adequado da língua, porque estudaram muito pouco e mesmo assim o que aprenderam, sabem utilizar. Pois são de uma época em que se ensinava a língua nas escolas como manda a gramática. Em minha opinião variação linguística não tem nada a ver com ortografia e gramática. Podemos falar a mesma palavra com sotaques diferentes, o que é normal e enriquecedor em uma sociedade tão miscigenada quanto a nossa. Agora quanto a escrita, por favor.
   E o Ministério da Educação ainda diz que esta prática "estimula cidadãos capazes de usar a língua com flexibilidade."Sendo que o próprio ministério diz que em concursos, vestibulares, o que vale é a norma correta da gramática.
   Não sou nenhum especialista, mas sou da mesma opinião que a professora Raquel Dettoni doutora em sociolinguística da UNB. Que aparece na reportagem, de que a função da escola em relação a língua portuguesa é ensinar a língua como reza a gramática. Ensinando desta maneira deixará uma lacuna na vida social deste aluno, ao que tudo indica poderá fazer muita falta quando se fizer necessário o uso correto da língua em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário