segunda-feira, 23 de maio de 2011

Guerras Religiosas No Mundo Atual

As guerras são problemas que assolam a humanidade desde o início de nossa existência na terra. A intolerância em relação as diferenças, seja de natureza social, racial e religiosa. É um fator relevante, ou seja, é o "combustível" que alimenta as guerras de um modo geral, e portanto religiosa.
   Ainda que taxamos de "guerra religiosa", entretanto está muito ligada a política, raça e classe social em minha concepção. Vemos diariamente nos jornais a histórica briga entre judeus ( Israel ) e muçulmanos (palestina) na faixa de Gaza. O eterno conflito no oriente médio que já ceifou centenas de milhares de vidas.
   Vejo sempre no jornal as expressões: Oriente e Ocidente, como se existissem dois planetas. Como se existissem duas classes de seres humanos. Entretanto o que difere um ser humano de outro, é a condição financeira, intelectual. Porque na essência somos todos iguais. Possuimos dois olhos, dois braços, um só corpo, uma só vida...
   Vida essa que muitas vezes é interrompida no video game da "vida real" pelo senhor da guerra. O rei intolerante e sedento de poder, que compra seus tesouros, bebe o seu vinho especial, pagando com o sangue daqueles que morreram em combate.
   Sempre ouvi dizer e acredito que a vida é um dom de Deus... E que somente o criador poderia ceifá-la. Filosófico demais para a nossa realidade, no mundo atual. Um mundo carente de amor ao próximo, de intolerância, de respeito ao que é diferente. No mundo do verbo TER e não o SER, brincamos de Deus e ceifamos vidas em nome de uma "guerra santa".
   Enquanto uma nação se julgar superior a outra, intolerante e fanática pelo poder, haverá guerra. E na guerra o "troféu dos vencedores", se é que há, são inúmeras vidas ceifadas.

2 comentários: