domingo, 27 de maio de 2012

O Bom Brasileiro

   Nesta bela manhã de domingo, resolvi falar sobre um povo que tem mil razões para chorar e um milhão de motivos para sorrir. Sem exageros e graças a inspiração vinda de um muro pichado, aliás pichado não, para nao desmerecer o conteúdo ali citado. O spray foi apenas uma caneta moderna e o muro uma folha feita de cimento e tijolo. Desde que vi tal citação, venho tentando e esperando o momento certo para escrever sobre o assunto, que afinal não é uma das tarefas mais fáceis, mas tentarei nos versos seguintes.
   Como é ser um bom brasileiro? Difícil responder assim rapidamente, cada ser tem uma visão diferente do que é ser bom. Todavia acredito que uma característica intrínseca ao brasileiro é ser feliz, mesmo sem saber direito o que isto significa. Em tempos de guerra e de paz estamos lá com o sorriso estampado no rosto. Fazemos um gesto com o polegar indicando positividade ao passarmos por alguém (beleza, jóia), coisa que não vi em nenhum outro lugar do mundo ( como se eu tivesse viajado muito pelo mundo).
   Outro dia conversando com um amigo:
- E aí fulano, tudo bem?
- Tô indo, to morando de aluguel, separei da mulher. Mas é assim mesmo quando não dá certo, cada um tem que seguir seu rumo, pior é a morte de um ente querido. Mulher... A gente separa de uma e arruma outra. - Em seguida ele estampou um sorriso no rosto, meio amarelo, mas não deixa de ser um sorriso.
   Ser um bom brasileiro é amar muito desde muito cedo...Amamos sonhar que somos super - heróis que vamos salvar a pátria. Na infância brincamos de "mocinho e bandido" ou "polícia e ladrão", querendo sempre sermos os mocinhos e nunca os vilões claro. Ser um bom brasileiro é amar ter uma ideologia pronta para resolver todos os nossos problemas. É lutar contra o sistema, mesmo sabendo que fazemos parte dele.
   Curtimos muito dizer que somos brasileiros, sentimos até orgulho.... Mas de quê mesmo? AH! claro! Já ia me esquecendo, somos o país do futebol e do carnaval, e adoramos fazer uma festa. Churrasquinho no final de semana e uma bela gelada. [bom demais] Somos patriotas, mas não morreríamos pela pátria. Entrei no site do IBGE e li que ainda há em nosso país 14, 6 milhões de analafabetos!!! Só pode ser uma piada, no meu país não existe isto, só se for na França!!!
E ainda somos o povo mais feliz do mundo. Segundo uma pesquisa feita por uma importante instituição. Realmente a pesquisa só confirmou o que todo nós já sabemos. Para sermos bons brasileiros que somos, precisamos amar, sorrir, curtir e fazer. Sem falar que a esperança, em nós é uma grande mãe que nos acolhe sempre de braços bem abertos, para em seguida nos dá aquele forte abraço.
   Mas uma coisa é certa merecemos um prêmio por sermos tão resistentes à doenças terríveis como"ditadura militar", "democracia-coronelista", "anões  do orçamento", "mensalões", "cachoeiras" e por aí vai cada época surge uma nova epidemia, e continuamos firmes e fortes, imunes a estas doenças terminais. Terminais? Não estas são para sempre.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário