sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Você Quer Ter Razão Ou Ser Feliz?

   Há alguns dias travei um forte debate com um amigo. Cada um tentando provar que estava certo. cada um defendendo o seu ponto de vista. O clima esquentou e  precisei contar até 10 para não brigarmos. Mas enfim consegui provar que estava certo. Mas ficou um clima tão pesado no ar que era quase impossível permanecer ali juntos, sem ignorar o que tinha acabado de acontecer. Embora tenha conseguido provar que estava com a razão fiquei com uma amargura no peito. Com a sensação mais de tristeza do que alegria, mais de perda, do que de vitória.
   Quando cheguei em casa, a noite assisti ao programa Show Business com João Dória Jr. E antes de chamar o comercial o apresentador pediu a um colega de emissora que agora me falha o nome, para falar sobre a reflexão do dia. O jornalista apresentou um pensamento do poeta Ferreira Gullar que tinha travado uma discussão com a esposa na qual ele tinha vencido. Mas que a discussão deixara um clima pesado, uma amargura no ar, e refletindo sobre o assunto o poeta se perguntara, se teria valido a pena. "Se ele queria ter razão ou ser feliz".
   Imediatamente pensei na discussão que tive com meu amigo. Percebi que a discussão que tive com ele não contribuíra em nada para ambos. E que muitas vezes perdemos a oportunidade de fazer concessões, de sermos mais flexíveis em nome de algo maior. Aprendi uma grande lição, prefero ser feliz em vez de ter razão. A razão pode não me conduzir a felicidade, mas a felicidade me conduzirá a razão. E você? Quer ter razão ou ser feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário