quinta-feira, 10 de março de 2011

Corrupção, O Mal Endêmico.

   Falamos em corrupção, que o Brasil é isso, é aquilo... Realmente em termos de corrupção estamos muito aquém no ranking, perdemos para alguns de nossos vizinhos sul americanos. Porque somos tão corruptos e ao menos tempo nos escandalizamos, quando vemos a notícia de que o político fulano de tal, desvio milhões de determinada obra pública? Será que só devemos nos escandalizar quando acontece com o outro? Porque quando um policial nos para quando estamos dirigindo, por exemplo, e estamos irregulares queremos que ele “Faça vista grossa” para o nosso problema. Já ouvi muitos amigos dizer, que aquele policial que o multou só “porque ele estava sem o cinto”, ou “a habilitação estava vencida”, ou só porque “ele bebeu um pouco e dirigiu” não presta. Ou então da um “cafezinho” para o policial e fica por isso mesmo. Mas quando acontece deste guarda ser flagrado pelas câmeras de TV e quando passa no noticiário, somos os primeiros a condená-lo e chamá-lo de corrupto. È infelizmente o Brasil não é apenas o País do carnaval e do futebol, mas também é o País do jeitinho.
   Temos os políticos que merecemos, somos reflexo desta cultura em que o jeitinho é bem visto. Corruptos somos desde criança... Sim, pois é em casa que ela começa. Mesmo com a melhor das intenções, muitas vezes os pais dizem aos filhos que se comerem toda a comida, ganhará um doce depois, ou o chocolate. Desde pequenos somos incentivados por aqueles que amamos, ainda que de maneira subjacente. Reclamamos de nossos governantes, mas se ele me ajudou, ta valendo. Porque ainda não temos o senso de coletividade, afinal não é comigo que se F... Ou seja, uma nação não se constrói somente com Educação, que á base de toda sociedade, mas principalmente de valores.
   Acredito que enquanto nação só seremos realmente desenvolvidos, quando mudarmos nossa consciência, precisamos mudar enquanto “povo”. Afinal “vão os anéis e ficam os dedos”, e “pra tudo dá-se um jeito”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário