sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novembro Despedaçado ( Lições do Amor)

Hoje sentí tua presença tão forte como se você estivesse ao meu lado... O sol estava alto e fazia muito calor, embora uma leve brisa tocava meu corpo. Caminhei a esmo olhando para o mar e a montanha. Sentei no quebra mar e fiquei olhando os pequenos barcos pesqueiros, o grande navio e a bela ilha a minha frente. Entretanto o que meus olhos viam meu coração não sentia. Meu coração sentia aquilo que os olhos não viam há muito tempo. Embora sua imagem estava plena em meu coração como se a estivesse visto ontem... Hoje a tarde estava estranha, saudosa, me sentia parte da natureza enquanto refazia nossos passos. Não pude evitar aquilo que a minha alma não suportava mais, e meus olhos chorosos não puderam conter as lágrimas. Um choro contido e solitário, uma dor leve porém contínua em meu peito. E uma sensação difícil de descrever algo entre a alegria e a tristeza, as boas lembranças e a falta delas. Um leve sorriso iluminou meu rosto, pois as lágrimas eram boas recordações... Nossos passos na famosa rua do centro, a travessia do mar, a sala do cinema, o desejo no olhar. Ao mesmo tempo eram de tristeza, pois você não estava mais lá. Por quê eu? Perguntei ao criador e esperei por uma resposta que não veio. E no silêncio fúnebre interrompido apenas pelo suave roçar do vento e o leve barulho das águas do mar, tudo ficou claro. Só o amor é capaz de ferir e curar como nenhum outro sentimento. Eu me rendo a esse amor, completamente vulnerável sei que ele é maior que eu, compreendí que nunca deixei de te amar, pois você é inequecível, compreendí que o espaço que você conquistou em meu coração é exclusivo. Embora ainda sinta o amor latente no peito, que ainda a amo com a mesma intensidade de quando nossos olhos se cruzaram, sei também que é preciso me acostumar com a sua ausência. Como se conversasse com o vento digo : EU TE AMO, imaginando que ele levará as minhas palavras ao teu ouvido. E quando me acostumar com a tua ausência , poderei seguir em frente mesmo sabendo que é impossível não olhar para trás.

 

domingo, 21 de outubro de 2012

Tentar Outra Vez.

   O que posso esperar de um amor que me enche de esperanças ao mesmo tempo que me proíbe de sonhar. Às vezes sinto a presença desse amor como o relâmpago que não sei onde se origina, e nem para onde vai, mas que é impossível não percebê-lo.
   A ferida está curada, já não existe mais, resta apenas a cicatriz, o símbolo do amor que um dia existiu. A prova viva, dos olhos pelos quais me encantei. Solto um sorriso amarelo e sinto uma saudade amarga, estranha, como jamais pensei que sentiria um dia. Hoje não sou mais um prisioneiro do amor mais sublime que existiu em minha existência. Libertei meu coração que estava acorrentado ao teu, e estou livre para amar novamente...
   Mas é estranho pensar em ti como um amor que já não existe mais ardendo em meu peito. Achei que ficaria feliz libertando meu coração do amor que sentí por você. Entretanto para minha surpresa fiquei triste. Como se estivesse cometendo um "pecado" esquecer o amor que não deu certo. Pobre coração tosco, ficou em luto quando tudo acabou... E quer ficar de luto quando está livre, como se só existisse uma única opção para ser feliz. E que continuar no ostracismo é a penitência e o caminho a seguir.
   Nos recônditos de minha alma sei que estou pronto para seguir em frente e tentar outra vez. Meu coração também sabe embora ainda esteja com as impressões nele deixadas. Como sabe também que as impressões é a grande ferida que cicatrizou. E a cicatriz é a prova de que tive coragem de viver e me diz que devo seguir em frente, embora esteja no passado, interfere no presente e provavelmente no futuro, fazendo assim com que compreenda melhor a minha existência e aceite o meu destino.


 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Preciosos Cinco Minutos!

   Existem pessoas que tem o dom de despertar em nós os melhores sentimentos. Que ao vê-las, simplesmente vê-las transforma aquele instante em um momento especial. A doçura das suas palavras é um elixir de entusiasmo para começar ou terminar o dia. Quando a encontramos ainda que por acaso em uma rua e não conversamos mais do que cinco minutos, mas que valerão pelo restante do dia. Aqueles preciosos minutos transformam o dia e nos deixa com a sensação, de que estamos preparados para o que vier, e que nada vai abalar o entusiasmo que tal pessoa provocou em nós.
   Pois como uma tatuagem aquela pessoa querida gravou em seu coração o entusiasmo espontâneo pelo milagre chamado vida. Fortaleceu a sua fé, renovou a sua esperança. Com pequenos gestos e algumas palavras ela transformou seu dia. Tal pessoa carrega em sí a essência do sagrado, é transparente em suas ações, e dotada de uma coisa que a torna um ser muito especial. É plena de amor ao próximo, e valoriza a verdadeira amizade.
   Nem ela se dá conta de que carrega em sí tamanho poder. Tem o poder de encantar por causa da simplicidade do SER. Depois que me despeço dela, olho para o céu e rio, compreendo melhor a existência, carrego no coração a energia positiva daqueles cinco minutos e ela carregará a minha. E assim o ciclo se completa. Rio novamente, faço uma prece, agradeço ao CRIADOR por me presentear com uma pessoa tão especial.

               Dedico a minha amiga yara.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Novo Já Nasce Velho

   A cada quatro anos mais pessoas se aproximam de mim, revejo "os amigos", que quatro anos antes não via, e falar então só se fosse em sonho. Alguns chegam de mansinho perguntam como "vão as coisas" e a "família", preparam o terreno e pronto agora e dar o "tiro de misericórdia". Preciso da sua ajuda meu "amigo", conto com o seu voto e o da sua família. Nossa cidade precisa de mudança, e para que esta mudança aconteça, preciso do seu voto. "Tamo Junto"? Ergue os polegares e estampa aquele sorriso capaz de deixar a Angelina Jolie se sentir mal por não estampar tão belo sorriso. Pronto o recado já foi dado e mais um amigo que já fazia pelo menos quatro anos que não nos falávamos se vai me deixando com a "nostalgia" de quem só falará com ele novamente daqui a quatro anos, caso o próprio decida tentar mais um cargo eletivo.
   Outros quando te avistam, de longe, dedo em riste gritam para se fazer notar PRECISO FALAR COM VOCÊ. Você olha para o indivíduo se aproximando com a respiração ofegante como se estivesse em uma competição de atletismo e você a linha de chegada. Você olha para as mãos dele e vê um monte de papéis coloridos e já supõe de qual assunto tão urgente merece assim a sua atenção.
   Você sabe que eu sou candidato? -Sem dar tempo de você responder ele dispara: Então estou junto com o fulano de tal para prefeito, e conto com o seu voto e ele também! Te entrega o panfleto e vai embora, sem ao menos perguntar se a família vai bem. E mais um que vai me deixar com a "nostalgia", de um diálogo tão "curto e grosso", direto ao ponto.
   E o que esperar desses candidatos que dormem "cidadão e acordam políticos", sem ao menos ter começado a plantar antes. Até onde sei toda colheita necessita de um plantio antes. Ou será que podemos colher sem ter plantado? E o que esperar de candidatos que não tenha se preparado para o cargo, com o mínino de requisitos básicos como ter estudado por exemplo. Que tenham nomes parlamentares bizarros como " Zé cueca" "toninho burro" "xaninha da piscina" e por aí vai.
   Nós somos reflexos dos políticos que temos? Não sei até que ponto concordo com esta indagação. Afinal por mais que se escolha um candidato que se apresente politicamente correto aos olhos do eleitor, ele se eleito for será mais um a cair nas armadilhas de um sistema secular que não muda.
   Dizem que nós temos o poder. Os mais otimistas dizem que o poder emana do povo. Eu particularmente acredito que o único poder que temos é de escolher alguém novo, mas que já nasceu velho!

 

sábado, 22 de setembro de 2012

Cálice!

Preciso mortificar-me a cada dia quando momentos inesquecíveis vem à tona. 
Quebrar meu coração em mil pedaços,
E colá-lo novamente na tentativa desesperada de eliminar
O que me faz voltar ao passado que não existe mais.
A expectativa tola de algo pra trás.
O silêncio da inquietude, tenta me enganar, a visão do meu paraíso, se traduz neste cálice de vinho!
Os dias são pequenos e as noites são longas,
Nela abraço tudo que não existe mais;
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre;
Preciso afastar esse cálice! O silêncio da inquietude, tenta me enganar,
E a visão do meu paraíso, já não se traduz mais neste cálice de vinho!
Sim preciso mortificar-me a cada dia, quando já não resta mais forças para lutar!
E a visão do meu paraíso já não existe mais.
Só o lúgubre desejo do que ele foi um dia;
Preciso mortificar-me a cada dia, mas agora nem isso posso mais,
Pois o sangue que abastece o cálice também já não existe mais!
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre
Preciso afastar esse cálice!

 

domingo, 5 de agosto de 2012

O Monge Mordido

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido a dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou a correr outra vez pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na entrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

- Mestre, o senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: Picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

Texto de autor desconhecido.

Simplesmente Lua

A lua que vejo, é como a irmã que nunca tive, a mulher que sonho.
Cada vez que olho para a lua, imponente, cheia, como agora, me vem a mente diversos momentos como este...
Sentado na cadeira simples, olhos grudados no brilho prateado, e logo estou desabafando com ela... cada vez que a vejo tão linda no céu, rendo-me aos seus encantos...
 E a minha alma se comunica com ela... Como a grande mãe que acolhe nos braços, ouve e acalenta aquele que ama...
Despejo carinhosamente, como se ela tivesse grandes ouvidos, e um abraço como a da mulher amada. A minha alma se comunica com ela, ambas se completam...
 E seguem juntas de mãos dadas percorrendo os caminhos que parecem não ter fim, mas precisam ser percorridos... Aqui não há tempo e sim momentos...
através do fascínio que exerce minha alma se entrega a tí, meus olhos brilham quando encontram os teus, sinto a tua energia.
 Lua querida, lua companheira, lua fiel, lua de esperança, lua de sonhos, lua que brilha, lua de mel...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Beber Veneno E Esperar A Morte

   Quando ouvi pela primeira vez que "guardar mágoas é beber veneno e esperar a morte", não pude deixar de constatar que algumas vezes quase morri...Sabe aquela ofensa partida de uma pessoa que você jamais esperaria...Uma palavra proferida sem pensar da pessoa que se ama, e que bateu lá no fundinho do seu coração e fez aquele estrago... Nesta hora todas as tentativas de amenizar o problema "caem por terra". Você só consegue pensar em uma única coisa... Uma única coisa fica martelando em sua mente... A ofensa sofrida, a falta de respeito e consideração da pessoa com você...Como um demônio a atormentar este pensamento nos persegue... E como é difícil esquecê-lo, ou melhor superá-lo. 
   Pronto a mágoa criou raízes, o veneno achou terreno fértil e se propagou... Agora é tarde a morte é certa... Embora haja uma saída o veneno já contaminou todo o seu coração.... Todo o seu corpo, toda a sua alma...E a cegueira o impede de enxergar que você foi o responsável pela sua própria morte. E que o antídoto também se encontrava ali... Dentro de você... E você estava contaminado de tal maneira que não conseguiu enxergá-lo nos recônditos de seu pobre coração envenenado.
   Primeiro se esqueceu de algo fundamental: Somos todos humanos... Meramente humanos...E se Você não é Deus... Não queira se comportar como um, a vida é muito melhor quando aceitamos nossa condição de simples mortais. O perdão é um grande antídoto contra o veneno da mágoa... Aprender a relevar certas situações, é não permitir que o veneno encontre terreno fértil... É imunizar o seu coração e viver feliz...
   Não direi aqui que é uma "coisa difícil", pois aprendi que podemos trocar esta palavra "difícil", por "desafio". É um desafio relevar, perdoar... Mas que pode ser vencido... Aliás todo desafio é para ser vencido, conquistado. Se pensarmos no perdão como um desafio, e lutarmos para superá-lo, certamente conquistaremos mais uma vitória no milagre chamado vida, e assim não deixar a mágoa destruir aquilo que temos de mais precioso: A nossa imensa capacidade de sermos felizes.

















domingo, 15 de julho de 2012

Existem Pessoas Que Nos Fazem Sonhar

   Dizem os mais sábios que a nossa felicidade depende exclusivamente de nós mesmos...Sim em parte é uma grande verdade... Ser feliz é um estado de espírito, pode até certo ponto ser uma questão de escolha...Pois há pessoas que enxergam o sol como um ponto amarelo no céu, e os que enxergam que no céu existe um ponto amarelo. Mas às vezes me pergunto se tudo é uma questão de escolhas, existem muitos fatores externos a nossa própria vontade, que são responsáveis por grandes transformações em nossas vidas.
   Somos seres sociais e necessitamos dividir, compartilhar nossos sonhos, esperanças, expectativas e até mesmo nossas frustrações com outras pessoas. Partindo desse pressuposto não creio que alguém possa ser feliz sozinho. Embora exista uma grande diferença entre estar sozinho e ser sozinho.
   Uma característica comum ao ser humano é a necessidade de compartilhar, mesmo os que são introvertidos acredito que em determinado momento necessita dividir o seu "eu" com alguém. Pois no milagre chamado vida...Com todas as suas vicissitudes, e a fragilidade de nossos corações, ou a grandeza de nossos feitos sempre há pelo menos uma figura humana que gostaríamos que estivesse ali ao nosso lado.
   Tudo que fazemos, tudo que criamos, as mais distintas razões que damos para que nossas existências tenham sentido, do outro lado, quase "imperceptível" existe a figura humana. Por isso digo que não devemos depositar os nossos sonhos em alguém, embora existem pessoas que nos fazem sonhar.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Let It BE

Hoje acordei com aquela vontade de não fazer nada. Mas a vontade logo foi suprimida pela vontade de fazer alguma, levar o cachorro pra passear, e depois ouvir uma música que acabou me tirando daquela  preguiçinha inicial de não fazer nada. Mas enquanto ouvia a música dos Beatles, Let It Be, fiquei pensando que seria interessante " deixar estar", "deixar acontecer". Embora seja uma pessoa que não gosto de ficar parado, inerte, às vezes é realmente necessário parar e esperar... Deixar as coisas acontecerem, ser um expectador atento para não perder os detalhes da peça. Em tempos difíceis não tentar desesperadamente encontrar a solução... Deixe estar. Nas noites de tempestade não perder a coragem, mas conservar o medo...Deixe ser. Nos dias cinzas compreender a grandeza da montanha sem desprezar o grão de areia... Deixe acontecer. Sábios conselhos aparecem quando realmente o permitimos, o universo conspira a favor dos que sabem o momento de deixar simplesmente as coisas acontecerem. O vento que te fez sofrer, o fará rir em forma de tempestade. No pessimismo de minhas desilusões tento arrancar um sorriso amarelo de esperança... Deixe estar. Há uma tendência natural humana ao pessimismo em um mundo cada vez mais conturbado. A realidade é cinza, as fotos são preto e branco, tudo parece muito distante...Deixe estar. Esperar parece um verbo
incômodo mas pode ser o equilíbrio que anda tão distante. Li em algum lugar que " paciência e tenacidade vale mais do que o dobro do peso em inteligência". Nos momentos em que o coração está quebrado em "zilhões" de pedaços, quero conservar a centelha da esperança, e a sapiência de deixar acontecer...