domingo, 5 de agosto de 2012

O Monge Mordido

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido a dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou a correr outra vez pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na entrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

- Mestre, o senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: Picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

Texto de autor desconhecido.

Simplesmente Lua

A lua que vejo, é como a irmã que nunca tive, a mulher que sonho.
Cada vez que olho para a lua, imponente, cheia, como agora, me vem a mente diversos momentos como este...
Sentado na cadeira simples, olhos grudados no brilho prateado, e logo estou desabafando com ela... cada vez que a vejo tão linda no céu, rendo-me aos seus encantos...
 E a minha alma se comunica com ela... Como a grande mãe que acolhe nos braços, ouve e acalenta aquele que ama...
Despejo carinhosamente, como se ela tivesse grandes ouvidos, e um abraço como a da mulher amada. A minha alma se comunica com ela, ambas se completam...
 E seguem juntas de mãos dadas percorrendo os caminhos que parecem não ter fim, mas precisam ser percorridos... Aqui não há tempo e sim momentos...
através do fascínio que exerce minha alma se entrega a tí, meus olhos brilham quando encontram os teus, sinto a tua energia.
 Lua querida, lua companheira, lua fiel, lua de esperança, lua de sonhos, lua que brilha, lua de mel...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Beber Veneno E Esperar A Morte

   Quando ouvi pela primeira vez que "guardar mágoas é beber veneno e esperar a morte", não pude deixar de constatar que algumas vezes quase morri...Sabe aquela ofensa partida de uma pessoa que você jamais esperaria...Uma palavra proferida sem pensar da pessoa que se ama, e que bateu lá no fundinho do seu coração e fez aquele estrago... Nesta hora todas as tentativas de amenizar o problema "caem por terra". Você só consegue pensar em uma única coisa... Uma única coisa fica martelando em sua mente... A ofensa sofrida, a falta de respeito e consideração da pessoa com você...Como um demônio a atormentar este pensamento nos persegue... E como é difícil esquecê-lo, ou melhor superá-lo. 
   Pronto a mágoa criou raízes, o veneno achou terreno fértil e se propagou... Agora é tarde a morte é certa... Embora haja uma saída o veneno já contaminou todo o seu coração.... Todo o seu corpo, toda a sua alma...E a cegueira o impede de enxergar que você foi o responsável pela sua própria morte. E que o antídoto também se encontrava ali... Dentro de você... E você estava contaminado de tal maneira que não conseguiu enxergá-lo nos recônditos de seu pobre coração envenenado.
   Primeiro se esqueceu de algo fundamental: Somos todos humanos... Meramente humanos...E se Você não é Deus... Não queira se comportar como um, a vida é muito melhor quando aceitamos nossa condição de simples mortais. O perdão é um grande antídoto contra o veneno da mágoa... Aprender a relevar certas situações, é não permitir que o veneno encontre terreno fértil... É imunizar o seu coração e viver feliz...
   Não direi aqui que é uma "coisa difícil", pois aprendi que podemos trocar esta palavra "difícil", por "desafio". É um desafio relevar, perdoar... Mas que pode ser vencido... Aliás todo desafio é para ser vencido, conquistado. Se pensarmos no perdão como um desafio, e lutarmos para superá-lo, certamente conquistaremos mais uma vitória no milagre chamado vida, e assim não deixar a mágoa destruir aquilo que temos de mais precioso: A nossa imensa capacidade de sermos felizes.

















domingo, 15 de julho de 2012

Existem Pessoas Que Nos Fazem Sonhar

   Dizem os mais sábios que a nossa felicidade depende exclusivamente de nós mesmos...Sim em parte é uma grande verdade... Ser feliz é um estado de espírito, pode até certo ponto ser uma questão de escolha...Pois há pessoas que enxergam o sol como um ponto amarelo no céu, e os que enxergam que no céu existe um ponto amarelo. Mas às vezes me pergunto se tudo é uma questão de escolhas, existem muitos fatores externos a nossa própria vontade, que são responsáveis por grandes transformações em nossas vidas.
   Somos seres sociais e necessitamos dividir, compartilhar nossos sonhos, esperanças, expectativas e até mesmo nossas frustrações com outras pessoas. Partindo desse pressuposto não creio que alguém possa ser feliz sozinho. Embora exista uma grande diferença entre estar sozinho e ser sozinho.
   Uma característica comum ao ser humano é a necessidade de compartilhar, mesmo os que são introvertidos acredito que em determinado momento necessita dividir o seu "eu" com alguém. Pois no milagre chamado vida...Com todas as suas vicissitudes, e a fragilidade de nossos corações, ou a grandeza de nossos feitos sempre há pelo menos uma figura humana que gostaríamos que estivesse ali ao nosso lado.
   Tudo que fazemos, tudo que criamos, as mais distintas razões que damos para que nossas existências tenham sentido, do outro lado, quase "imperceptível" existe a figura humana. Por isso digo que não devemos depositar os nossos sonhos em alguém, embora existem pessoas que nos fazem sonhar.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Let It BE

Hoje acordei com aquela vontade de não fazer nada. Mas a vontade logo foi suprimida pela vontade de fazer alguma, levar o cachorro pra passear, e depois ouvir uma música que acabou me tirando daquela  preguiçinha inicial de não fazer nada. Mas enquanto ouvia a música dos Beatles, Let It Be, fiquei pensando que seria interessante " deixar estar", "deixar acontecer". Embora seja uma pessoa que não gosto de ficar parado, inerte, às vezes é realmente necessário parar e esperar... Deixar as coisas acontecerem, ser um expectador atento para não perder os detalhes da peça. Em tempos difíceis não tentar desesperadamente encontrar a solução... Deixe estar. Nas noites de tempestade não perder a coragem, mas conservar o medo...Deixe ser. Nos dias cinzas compreender a grandeza da montanha sem desprezar o grão de areia... Deixe acontecer. Sábios conselhos aparecem quando realmente o permitimos, o universo conspira a favor dos que sabem o momento de deixar simplesmente as coisas acontecerem. O vento que te fez sofrer, o fará rir em forma de tempestade. No pessimismo de minhas desilusões tento arrancar um sorriso amarelo de esperança... Deixe estar. Há uma tendência natural humana ao pessimismo em um mundo cada vez mais conturbado. A realidade é cinza, as fotos são preto e branco, tudo parece muito distante...Deixe estar. Esperar parece um verbo
incômodo mas pode ser o equilíbrio que anda tão distante. Li em algum lugar que " paciência e tenacidade vale mais do que o dobro do peso em inteligência". Nos momentos em que o coração está quebrado em "zilhões" de pedaços, quero conservar a centelha da esperança, e a sapiência de deixar acontecer...


quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Momento Para Ser Feliz É Hoje

Não quero temer ser feliz hoje porque amanhã tudo pode dar errado. Não aproveitar os bons momentos que a vida me proporciona em função de um amanhã que não me pertence é punir a mim mesmo e aqueles que fazem parte da minha existência. Somos parte de um mesmo universo embora existam as diferenças, e estamos aqui para sermos felizes, e a felicidade deve ser compartilhada esta é a lei do universo... Esta é a lei de Deus. Necessitamos dividir esta energia que revigora, que nos alimenta em busca do equilíbrio em nossa humilde existência e não atrapalhar a corrente da felicidade que o universo conspira a nosso favor. Quando deixo de ser feliz hoje, porque amanhã tudo pode mudar inverto os papéis. Me torno escravo dos meus sonhos, prisioneiro dos meus medos. Não quero desperdiçar um segundo da minha felicidade em troca de um minuto de "segurança" depois. Não tenho este poder de controlar o que está por vir, mas tenho o dever de ser feliz respeitando a lei do universo. Quero dormir e acordar com a certeza de que fiz tudo para ser feliz, não quero chegar a conclusão de que fui negligente comigo mesmo, deixando a minha felicidade escapar. Embora profundas as feridas cicatrizarão, elas serão as provas de que não vivi como um covarde. Pois só possuem feridas aqueles que são capazes de lutar pelos seus sonhos. Os que tem que coragem amam, os que tem medo apenas sonham em amar...Pois vivem com a acabeça no amanhã temendo o que o futuro lhes reserva, a certeza futura cega-lhes a felicidade presente, e terminam por não viver nem o presente e nem o futuro.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Viagem É Mais Importante Que O Destino

Olho para a noite silenciosa, as únicas estrelas no firmamento escuro, me lembra o brilho dos seus olhos branca. O silêncio da noite se funde ao meu, o corpo está estático, mas a alma está em movimento. O silêncio revela aquilo que finjo não saber. Não avanço, nem retrocedo, apenas permaneço parado em um determinado ponto. Os olhos da alma, assistem um filme produzido pelo coração. Curtindo cada instante, cada momento mágico, como se o filme não tivesse um fim. A emoção se faz presente no ar, silenciosa e profunda, nostálgica e bela. O vento já apagou os nossos passos na areia, as poltronas no cinema já não existem mais, mas o filme permanece em uma sala especial, onde poderá ser sempre visto, lembrado.
As mesmas lentes cobrem meus olhos, entendo que "a viagem é mais importante que o destino". Embora sempre pensei o contrário. Sim "a viagem é mais importante que o destino". Hoje compreendo o que isto representa. Embora não aceite o destino, aproveitei, saboreei a viagem. Cada segundo da viagem, durou, valeu exatamente o que precisava para se tornar inesquecível. Jogo um beijo ao vento, como se fosse contar um segredo em seu ouvido, e fecho os olhos o filme está chegando ao fim.


domingo, 27 de maio de 2012

O Bom Brasileiro

   Nesta bela manhã de domingo, resolvi falar sobre um povo que tem mil razões para chorar e um milhão de motivos para sorrir. Sem exageros e graças a inspiração vinda de um muro pichado, aliás pichado não, para nao desmerecer o conteúdo ali citado. O spray foi apenas uma caneta moderna e o muro uma folha feita de cimento e tijolo. Desde que vi tal citação, venho tentando e esperando o momento certo para escrever sobre o assunto, que afinal não é uma das tarefas mais fáceis, mas tentarei nos versos seguintes.
   Como é ser um bom brasileiro? Difícil responder assim rapidamente, cada ser tem uma visão diferente do que é ser bom. Todavia acredito que uma característica intrínseca ao brasileiro é ser feliz, mesmo sem saber direito o que isto significa. Em tempos de guerra e de paz estamos lá com o sorriso estampado no rosto. Fazemos um gesto com o polegar indicando positividade ao passarmos por alguém (beleza, jóia), coisa que não vi em nenhum outro lugar do mundo ( como se eu tivesse viajado muito pelo mundo).
   Outro dia conversando com um amigo:
- E aí fulano, tudo bem?
- Tô indo, to morando de aluguel, separei da mulher. Mas é assim mesmo quando não dá certo, cada um tem que seguir seu rumo, pior é a morte de um ente querido. Mulher... A gente separa de uma e arruma outra. - Em seguida ele estampou um sorriso no rosto, meio amarelo, mas não deixa de ser um sorriso.
   Ser um bom brasileiro é amar muito desde muito cedo...Amamos sonhar que somos super - heróis que vamos salvar a pátria. Na infância brincamos de "mocinho e bandido" ou "polícia e ladrão", querendo sempre sermos os mocinhos e nunca os vilões claro. Ser um bom brasileiro é amar ter uma ideologia pronta para resolver todos os nossos problemas. É lutar contra o sistema, mesmo sabendo que fazemos parte dele.
   Curtimos muito dizer que somos brasileiros, sentimos até orgulho.... Mas de quê mesmo? AH! claro! Já ia me esquecendo, somos o país do futebol e do carnaval, e adoramos fazer uma festa. Churrasquinho no final de semana e uma bela gelada. [bom demais] Somos patriotas, mas não morreríamos pela pátria. Entrei no site do IBGE e li que ainda há em nosso país 14, 6 milhões de analafabetos!!! Só pode ser uma piada, no meu país não existe isto, só se for na França!!!
E ainda somos o povo mais feliz do mundo. Segundo uma pesquisa feita por uma importante instituição. Realmente a pesquisa só confirmou o que todo nós já sabemos. Para sermos bons brasileiros que somos, precisamos amar, sorrir, curtir e fazer. Sem falar que a esperança, em nós é uma grande mãe que nos acolhe sempre de braços bem abertos, para em seguida nos dá aquele forte abraço.
   Mas uma coisa é certa merecemos um prêmio por sermos tão resistentes à doenças terríveis como"ditadura militar", "democracia-coronelista", "anões  do orçamento", "mensalões", "cachoeiras" e por aí vai cada época surge uma nova epidemia, e continuamos firmes e fortes, imunes a estas doenças terminais. Terminais? Não estas são para sempre.


  

terça-feira, 15 de maio de 2012

Há Lembranças Que Nem O Tempo Apaga

   Conhecemos pessoas e passamos por situações ao longo de nossa existência que nada mais é do que o processo de aprendizagem, autoconhecimento, amadurecimento... Todas as lições que aprendemos ao longo de nossa caminhada tem um prazo de validade infelizmente. Erramos para poder acertar, e quando acertamos o fim se aproxima. Ao criar o homem, Deus viu que não era bom para ele viver sozinho, e a partir de então criou a mulher para que ambos pudessem ser completos, plenos nesta existência passageira.
   Entretanto o desejo de saciar a própria vontade masculina, o desejo de conquistar muitas mulheres fez com que esta unidade através de um único casal se desfizesse. O homem é conquistador pela sua própria natureza. A partir deste ponto homens passaram e ainda hoje em muitas culturas a ter muitas mulheres. Os anos se passaram e hoje em dia está cada vez mais difícil voltar a unidade, a uma só carne como Deus instituiu quando criou o primeiro homem e a primeira mulher.
   As mulheres conquistaram seu espaço na sociedade. Hoje em dia mulheres podem exercer qualquer função na sociedade. Profissões antes exercidas apenas por homens, hoje são executas por mulheres e com muita eficiência. Graças a Deus que as mulheres conquistaram espaço, direitos e deveres iguais. Entretanto fomos perdendo a essência, a ideia de unidade (casal), nos entregando a momentos fortuitos, "ao sexo pelo sexo", "ao toma lá da cá", "afinal bala trocada não dói".
   Embora somos da mesma essência temos a natureza completamente diferente. É inegável, e como homem que sou posso afirmar isto, que o homem tem a sua natureza mais voltada para os desejos carnais, não que a mulher não tenha, afinal somos da mesma essência. A mulher é mais sonhadora, e sempre se deixa guiar pelo sentimento, por mais que pareça o contrário ( que fique claro que não é uma regra), aliás hoje em dia fica complicado falar de regras e padrões.
   Afinal estamos em uma constante "evolução". Um homem pode ter muitas mulheres, mas somente uma poderá preencher por completo o seu coração. Somente a mulher que amamos é capaz de nos fazer sorrir de nós mesmos. E um homem sabe quando encontrou a mulher que ama, embora muitas vezes se comporte feito um tolo. Perdendo-a para a sua própria natureza. passando a viver de lembranças que nem o tempo apaga.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Enemies Can Be Beside Us

   We have known many people during our lives. And many times we imagine that a considerable parcel are our friends. However throughout our lives, we`re learning how to live with this, and the worst is that we think it´s normal.
   But unfortunately it´s normal. We would be so naive if we believed that everybody who lives together with us were friends or trustworthy persons.
   People have their own interest, and some people are capable to do anything to achieve it. The main reasons for a person to affect you are prejudice and envy.
   So this reason, we have to be attentive always with the people around us. Because this person can be beside you and he/she can say that is your "friend".