domingo, 7 de abril de 2013

Até Onde Vamos Assim? ( onde vai dar tudo isso )

Não sei por onde começar... Que tal pelo começo? Boa ideia mas até o começo me pareçe meio démodé. Considerando que as coisas " evoluiram " e que qualquer referência ao " no meu tempo "é velho demais para ser levado em consideração. Não somos mais a Geração Coca Cola que fomos programados como diria Renato Russo na canção de mesmo mesmo nome. Nem sei que geração somos mais... Vejo adolescentes sem sonhos, jovens sem objetivo e pais cada vez mais preocupados com o futuro da prole imaginando que somente pagando boas e caras escolas estarão garantindo aos filhos o futuro que tanto sonharam. Vejo adolescentes cada vez mais rebeldes e mal educados com os professores nas escolas. Jovens que crescem achando que podem fazer tudo que querem pois em casa os pais não lhe impõe limites. Pais que estão preocupados demais em ganhar dinheiro e nem ao menos sabem o mínimo que se deveria saber de um filho. Se ele quando não está na escola  passa o dia inteiro jogando video games ou em frente ao computador na internet ótimo assim ele não está te enchendo o saco. Afinal você paga escolas caras, da computadores de última geração, e tudo que o seu filho mais precisa, para que ele não te faça perguntas que toda criança gostaria. Para que ele não te encha o saco porque você está cansado e trabalhou a semana inteira e no único dia de folga quer descansar. Isso é papel da escola educar e não seu. Acho que já sei qual a geração que somos. Acho que somos a geração " disposable technology " ou tecnologia descartável. Queremos tudo muito rápido ao mesmo tempo que descartamos. Um computador obsoleto pode ser facilmente substituído por um tablet de última geração, que logo será trocado por um smart phone, que logo será obsoleto. Assim como podemos descartar facilmente as pessoas no video game da vida real. Substitundo- as por drogas cada vez mais potentes. Não tenho dados de nenhuma pesquisa, mas creio que nunca tivemos tantos jovens cada vez mais afundado na drogas como atualmente. E que começam cada vez mais cedo no perigoso e cruel mundo das drogas. Adolescentes grávidas precocemente e que são obrigadas a abandonar a escola mais cedo, ser adulta precocemente sem nenhuma estrutura. Prefiro ser de um tempo onde existia respeito pelos pais, professores, pelo próximo. Onde mesmo não concordando existia respeito pelos "cabelos brancos". Afinal respeito, ética, moral e bons costumes nunca ficam ultrapassados para mim. Fico temeroso quando penso que estes jovens são o futuro da nação, embora não generalizando, pois sempre há uma fio de esperança, uma luz no fim do túnel cada vez mais tênue, mais ainda há.

 

sábado, 6 de abril de 2013

Losing Myself

   É impossível viver sem amar. Precisamos deste sentimento, deste combustível para simplesmente viver... Cada pessoa que passa por nossas vidas deixa um pouco de sí e carrega um pouco de nós. Com diversas pessoas dividimos alegrias, tristezas, bons e maus momentos. Somos simplesmente gotas, pequenas gotas neste imenso oceano. Na simplicidade de um gesto somos concebidos, na essência de um sentimento viemos ao mundo. Na inocência conhecemos o amor em sua forma mais sublime. Entretanto a inocência não dura para sempre. Assim como muitas coisas em nossas vidas.
    Aprendemos desde cedo que perdemos muitas coisas que amamos ao lonhgo da vida. Ao mesmo tempo que ganhamos outras. A vida realmente não me parece justa. Não queremos perder nada, principalmente algo ou alguém que amamos. Quando menos esperamos algo ou alguém que amamos nos é tirado. Quando menos esperamos abre-se um buraco no peito onde a inocência encheu de esperanças um dia. É abalado por uma dor que sabe-se onde começa, mas não onde termina. De repente uma escuridão sobrepuja o brilho e o luar não tem mais o mesmo sentido. Nos vemos temporariamente sem rumo, e poderemos nunca mais sorrir. E nos enganamos acreditando que um dia tudo passa, é só uma questão de tempo. Mais o tempo é imparcial, e a única certeza que temos é que ele passa... O amor é o único sentimento capaz de fazer sorrir e chorar com a mesma intensidade. 
   E por mais que fingimos não acreditar as feridas do amor são como as chagas que destroem o que há de mais belo! O amor não pode ser ruim! Me recuso a acreditar que sim. Embora a palavra "amor" parece ter perdido o sentido nos dias de hoje. O dizer "eu te amo" já não tem mais a mesma importância, podemos dizer novamente em "outras ocasiões". E um grande amor, é só mais um grande amor que deixou marcas profundas.

 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Un Château de Sable

   Un jour j`ai été en train de observer un couple d`enfants jouer à la plage. Ils ont été en train de construire un château de sable avec belles tours et passerelles. Tout à coup une vague a renversé le château qu`ils avaient construit avec tant tendresse. J`ai pensé qu`ils pleureraient.
   Mais ils ses ont regardé, donné les mains et commencé à courir  aux éclats de rire. j`ai appris une grande leçon avec aux enfants. Quand les dificultés apparaîtrent seulement qui a la main de quelqu`un pour tenir, sera capable de continuer en train  de suivre en avant , le reste était fait sable.

 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Réquiem Para Um Grande Amor

O amor é como a doença que aos poucos vai chegando de mansinho... E quando menos se espera aparecem os sintomas. É querer fugir sem ter para onde ir, pois todos os caminhos apontam para uma só direção. Às vezes tenho a sensação de que é mais difícil esquecer um grande amor do que atravessar o oceano a nado. Quando penso que as lembranças estão no passado um mar de águas caem sobre o meu rosto pra me dizer que não.
Elas são tão atuais... Sinto o perfume diferente do vento. Mas que vento é esse que tem esse perfume?
digo palavras ininteligíveis e sinto uma espécie de agonia que sufoca, e um turbilhão de sentimentos me invadem e inquieta meu espírito mesmo depois de tanto tempo. Tenho medo da viuvez precoçe que o amor me conduziu...
Sinto o gosto da água salgada que banha meu rosto e tenho medo da minha viuvez precoce. Do coração livre que escolheu se acorrentar ao teu. As nuvens pairam sobre a minha cabeça, um soluço agridoce, o coração em descompasso. Duas gotas caem sobre a folha que estou a escrever, elas parecem olhos pequenos e ágeis e tem a cor de um par de olhos que um dia sorriu pra mim. Argh!!! Tenho vontade de rasgar a folha em que escrevo, maldizer o que sinto. Como se isso adiantasse alguma coisa. O amor às vezes machuca, quando se ama a última coisa que pensamos é o fim. Tenho visto você em outras mulheres, quando vejo um par de óculos parecidos com os teus... Argh!!! É engraçado mas doloroso. O amor às vezes machuca mais ainda assim é amor. Como as dores que uma mulher sente ao dar a luz. O processo é doloroso, entretanto o resultado é a vida. Assim o amor que machuca fez um dia sorrir. A lembrança que se transforma em lágrimas fez um dia regozijar minha alma. A saudade cortante é a lembrança de um momento que valeu a pena!

 

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ATITUDE EM 360 GRAUS ( feliz ano novo! )

Ano Novo, Vida Nova esta é a máxima que sempre dizemos ou que costumo ouvir... A cada ano que finda encerra-se uma etapa de nossas vidas que não voltará jamais. Embora possamos voltar em forma de lembranças, toda vez que visitarmos uma casinha no coração da floresta SAUDADE. Depositamos nossas esperanças no ano vindouro com a expectativa de resgatar com juros e correções ao final de cada ano. Somos impelidos de uma força interior, de um sentimento que faz com que planejamos a meta não atingida, o objetivo não conquistado. Somos imbuídos de uma ESPERANÇA renovadora capaz de penetrar os recônditos de nossas almas. E passamos a acreditar em dias melhores sempre. Crença, Fé, Esperança são palavras importantes e precisamos delas em nosso cotidiano. Mas não podem ser só palavras... Falta alguma coisa que permeia entre essas palavras... Um "quê a mais" que faz toda a diferença... É preciso crer que podemos fazer as coisas diferentes, ter fé em nossa mudança, a esperança é o tempero de nosso universo. Entretanto de nada adianta estas três palavras senão utilizarmos de uma quarta que faz toda a diferença. Sim, se você já descobriu caro leitor! É dela mesmo que estou falando! ATITUDE!!! Sete letras e um universo inteiro pela frente. Que a cada dia do ano que está por vir possamos ser imbuídos de atitude em nossas decisões, que partamos para a ação em vez de permitir a leniência de nossos medos. É preciso ter ATITUDE para dar aquele abraço que ficou só na vontade... O eu te amo que ficou entalado na garganta... Admitir que somos falhos e imperfeitos condição inerente ao ser humano... Você já se perguntou por quê não conseguiu realizar aquele objetivo em 2012... A tão sonhada casa, o tão esperado carro... Você já parou para pensar que existe um Deus que está no controle e que nós só temos aquilo que realmente merecemos...Se ainda não temos é porque ainda não chegou a nossa vez, mais ela vai chegar caso mereçemos. É preciso muita ATITUDE para agradecer a Deus pelo que tem e pelo que não tem, pelas vitórias e pelas derrotas... Ser grato por estar vivo e fazer parte do milagre chamado vida! E acima de tudo é preciso muita atitude para pedir a Deus forças para se transformar em um ser humano melhor a cada dia... Que possamos usar mais o verbo SER em vez do TER... Que possamos a cada dia do ano vindouro, fazer com realmente este dia seja novo, pois temos a essência divina, a centelha da criação, e o poder de transformar cada dia em algo melhor através de nossa atitude. Que não deixemos nossos sonhos serem apenas sonhos! E como diria Oscar Niemeyer "a vida é um sopro", e enquanto estiver neste suspiro milagroso quero viver intensamente, e não apenas existir. Feliz 2013 pessoal! Feliz Ano Novo!


 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Gota E O Oceano

Tenho vivido muitas emoções nos últimos dias... Aliás fortes emoções... Como se não pudesse absorver tudo, divago sobre os acontecimentos. As nuances, as mudanças tão bruscas, que não me dão tempo de recuperação... Às vezes tenho a sensação de que somos meros expectadores do destino... Seres programados para escolher, tomar decisões, ou seja, exercer o nosso livre arbítrio por caminhos que já nos foi escolhido por alguém, alguma divindade superior. Que cumprir o nosso destino é trilhar por caminhos que não escolhemos, mesmo quando acreditamos que os escolhemos. A vida segue seu curso e quando penso que tenho o controle sobre todas as minhas ações e desejos em um segundo, no outro a força superior que comanda o universo me prova o contrário e desequilibra meu pequeno universo... Sou arrastado pelo vento de um tufão, para o oceano das incertezas onde a segurança de pouco tempo atrás fica apenas no imaginário. Tento me agarrar a alguma coisa que me faça por os pés no chão novamente. E me assusto quando descubro que a incerteza é o que quero, e a mesma certeza toma conta de mim. Minhas emoções mergulham num turbilhão sem fim... Sou uma gota neste imenso oceano... Às vezes não tenho nenhum plano, neste "plano", plano algum... A gota e o oceano " São todos que também é um"


 

sábado, 1 de dezembro de 2012

Tardes de Outono



Sinopse de TARDES DE OUTONO ( Meu novo livro )

" A confiança o mais tênue dos sentimentos, mas que pode ser forte como um furacão e tão frágil como um cristal. Até que ponto somos capazes de confiar? E uma vez perdida é para sempre? Em Tardes de Outono trato das relações humanas, e toda relação é guiada por sentimentos. Amor, ódio, vingança, solidão, paixão, mentira, cada ser humano dentro da sua realidade justifica seus sentimentos e consequentemente suas ações. O advogado Olavo Medeiros muda-se com a mulher Nair e o filho Lucas. A família vai para a équena cidade de Guimbo para recomeçar a sua vida e esquecer o passado. Ele se torna um jurista respeitado e renomado, entretanto, em determinado momento seu mundo vira de cabeça para baixo quando mãe e filho não se entendem, e quando um forasteiro chega a cidade. Em meio a amores não correspondidos, traições, crimes, segredos, poder, Tardes de Outono vem afirmar que tudo passa pelo crivo da confiança".


Aos interessados o livro e vendido pelo site da Editora Protexto:

  www.protexto.com.br

Ou diretamente pelo link:

http://www.protexto.com.br/livro.php?livro=490



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novembro Despedaçado ( Lições do Amor)

Hoje sentí tua presença tão forte como se você estivesse ao meu lado... O sol estava alto e fazia muito calor, embora uma leve brisa tocava meu corpo. Caminhei a esmo olhando para o mar e a montanha. Sentei no quebra mar e fiquei olhando os pequenos barcos pesqueiros, o grande navio e a bela ilha a minha frente. Entretanto o que meus olhos viam meu coração não sentia. Meu coração sentia aquilo que os olhos não viam há muito tempo. Embora sua imagem estava plena em meu coração como se a estivesse visto ontem... Hoje a tarde estava estranha, saudosa, me sentia parte da natureza enquanto refazia nossos passos. Não pude evitar aquilo que a minha alma não suportava mais, e meus olhos chorosos não puderam conter as lágrimas. Um choro contido e solitário, uma dor leve porém contínua em meu peito. E uma sensação difícil de descrever algo entre a alegria e a tristeza, as boas lembranças e a falta delas. Um leve sorriso iluminou meu rosto, pois as lágrimas eram boas recordações... Nossos passos na famosa rua do centro, a travessia do mar, a sala do cinema, o desejo no olhar. Ao mesmo tempo eram de tristeza, pois você não estava mais lá. Por quê eu? Perguntei ao criador e esperei por uma resposta que não veio. E no silêncio fúnebre interrompido apenas pelo suave roçar do vento e o leve barulho das águas do mar, tudo ficou claro. Só o amor é capaz de ferir e curar como nenhum outro sentimento. Eu me rendo a esse amor, completamente vulnerável sei que ele é maior que eu, compreendí que nunca deixei de te amar, pois você é inequecível, compreendí que o espaço que você conquistou em meu coração é exclusivo. Embora ainda sinta o amor latente no peito, que ainda a amo com a mesma intensidade de quando nossos olhos se cruzaram, sei também que é preciso me acostumar com a sua ausência. Como se conversasse com o vento digo : EU TE AMO, imaginando que ele levará as minhas palavras ao teu ouvido. E quando me acostumar com a tua ausência , poderei seguir em frente mesmo sabendo que é impossível não olhar para trás.

 

domingo, 21 de outubro de 2012

Tentar Outra Vez.

   O que posso esperar de um amor que me enche de esperanças ao mesmo tempo que me proíbe de sonhar. Às vezes sinto a presença desse amor como o relâmpago que não sei onde se origina, e nem para onde vai, mas que é impossível não percebê-lo.
   A ferida está curada, já não existe mais, resta apenas a cicatriz, o símbolo do amor que um dia existiu. A prova viva, dos olhos pelos quais me encantei. Solto um sorriso amarelo e sinto uma saudade amarga, estranha, como jamais pensei que sentiria um dia. Hoje não sou mais um prisioneiro do amor mais sublime que existiu em minha existência. Libertei meu coração que estava acorrentado ao teu, e estou livre para amar novamente...
   Mas é estranho pensar em ti como um amor que já não existe mais ardendo em meu peito. Achei que ficaria feliz libertando meu coração do amor que sentí por você. Entretanto para minha surpresa fiquei triste. Como se estivesse cometendo um "pecado" esquecer o amor que não deu certo. Pobre coração tosco, ficou em luto quando tudo acabou... E quer ficar de luto quando está livre, como se só existisse uma única opção para ser feliz. E que continuar no ostracismo é a penitência e o caminho a seguir.
   Nos recônditos de minha alma sei que estou pronto para seguir em frente e tentar outra vez. Meu coração também sabe embora ainda esteja com as impressões nele deixadas. Como sabe também que as impressões é a grande ferida que cicatrizou. E a cicatriz é a prova de que tive coragem de viver e me diz que devo seguir em frente, embora esteja no passado, interfere no presente e provavelmente no futuro, fazendo assim com que compreenda melhor a minha existência e aceite o meu destino.


 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Preciosos Cinco Minutos!

   Existem pessoas que tem o dom de despertar em nós os melhores sentimentos. Que ao vê-las, simplesmente vê-las transforma aquele instante em um momento especial. A doçura das suas palavras é um elixir de entusiasmo para começar ou terminar o dia. Quando a encontramos ainda que por acaso em uma rua e não conversamos mais do que cinco minutos, mas que valerão pelo restante do dia. Aqueles preciosos minutos transformam o dia e nos deixa com a sensação, de que estamos preparados para o que vier, e que nada vai abalar o entusiasmo que tal pessoa provocou em nós.
   Pois como uma tatuagem aquela pessoa querida gravou em seu coração o entusiasmo espontâneo pelo milagre chamado vida. Fortaleceu a sua fé, renovou a sua esperança. Com pequenos gestos e algumas palavras ela transformou seu dia. Tal pessoa carrega em sí a essência do sagrado, é transparente em suas ações, e dotada de uma coisa que a torna um ser muito especial. É plena de amor ao próximo, e valoriza a verdadeira amizade.
   Nem ela se dá conta de que carrega em sí tamanho poder. Tem o poder de encantar por causa da simplicidade do SER. Depois que me despeço dela, olho para o céu e rio, compreendo melhor a existência, carrego no coração a energia positiva daqueles cinco minutos e ela carregará a minha. E assim o ciclo se completa. Rio novamente, faço uma prece, agradeço ao CRIADOR por me presentear com uma pessoa tão especial.

               Dedico a minha amiga yara.