Ano Novo, Vida Nova esta é a máxima que sempre dizemos ou que costumo ouvir... A cada ano que finda encerra-se uma etapa de nossas vidas que não voltará jamais. Embora possamos voltar em forma de lembranças, toda vez que visitarmos uma casinha no coração da floresta SAUDADE. Depositamos nossas esperanças no ano vindouro com a expectativa de resgatar com juros e correções ao final de cada ano. Somos impelidos de uma força interior, de um sentimento que faz com que planejamos a meta não atingida, o objetivo não conquistado. Somos imbuídos de uma ESPERANÇA renovadora capaz de penetrar os recônditos de nossas almas. E passamos a acreditar em dias melhores sempre. Crença, Fé, Esperança são palavras importantes e precisamos delas em nosso cotidiano. Mas não podem ser só palavras... Falta alguma coisa que permeia entre essas palavras... Um "quê a mais" que faz toda a diferença... É preciso crer que podemos fazer as coisas diferentes, ter fé em nossa mudança, a esperança é o tempero de nosso universo. Entretanto de nada adianta estas três palavras senão utilizarmos de uma quarta que faz toda a diferença. Sim, se você já descobriu caro leitor! É dela mesmo que estou falando! ATITUDE!!! Sete letras e um universo inteiro pela frente. Que a cada dia do ano que está por vir possamos ser imbuídos de atitude em nossas decisões, que partamos para a ação em vez de permitir a leniência de nossos medos. É preciso ter ATITUDE para dar aquele abraço que ficou só na vontade... O eu te amo que ficou entalado na garganta... Admitir que somos falhos e imperfeitos condição inerente ao ser humano... Você já se perguntou por quê não conseguiu realizar aquele objetivo em 2012... A tão sonhada casa, o tão esperado carro... Você já parou para pensar que existe um Deus que está no controle e que nós só temos aquilo que realmente merecemos...Se ainda não temos é porque ainda não chegou a nossa vez, mais ela vai chegar caso mereçemos. É preciso muita ATITUDE para agradecer a Deus pelo que tem e pelo que não tem, pelas vitórias e pelas derrotas... Ser grato por estar vivo e fazer parte do milagre chamado vida! E acima de tudo é preciso muita atitude para pedir a Deus forças para se transformar em um ser humano melhor a cada dia... Que possamos usar mais o verbo SER em vez do TER... Que possamos a cada dia do ano vindouro, fazer com realmente este dia seja novo, pois temos a essência divina, a centelha da criação, e o poder de transformar cada dia em algo melhor através de nossa atitude. Que não deixemos nossos sonhos serem apenas sonhos! E como diria Oscar Niemeyer "a vida é um sopro", e enquanto estiver neste suspiro milagroso quero viver intensamente, e não apenas existir. Feliz 2013 pessoal! Feliz Ano Novo!
Olá pessoal este blog é um ponto de encontro a todos que amam a literatura, a arte e a cultura. Cantinho reservado para textos, diálogos, crônicas...
segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
A Gota E O Oceano
Tenho vivido muitas emoções nos últimos dias... Aliás fortes emoções... Como se não pudesse absorver tudo, divago sobre os acontecimentos. As nuances, as mudanças tão bruscas, que não me dão tempo de recuperação... Às vezes tenho a sensação de que somos meros expectadores do destino... Seres programados para escolher, tomar decisões, ou seja, exercer o nosso livre arbítrio por caminhos que já nos foi escolhido por alguém, alguma divindade superior. Que cumprir o nosso destino é trilhar por caminhos que não escolhemos, mesmo quando acreditamos que os escolhemos. A vida segue seu curso e quando penso que tenho o controle sobre todas as minhas ações e desejos em um segundo, no outro a força superior que comanda o universo me prova o contrário e desequilibra meu pequeno universo... Sou arrastado pelo vento de um tufão, para o oceano das incertezas onde a segurança de pouco tempo atrás fica apenas no imaginário. Tento me agarrar a alguma coisa que me faça por os pés no chão novamente. E me assusto quando descubro que a incerteza é o que quero, e a mesma certeza toma conta de mim. Minhas emoções mergulham num turbilhão sem fim... Sou uma gota neste imenso oceano... Às vezes não tenho nenhum plano, neste "plano", plano algum... A gota e o oceano " São todos que também é um"
sábado, 1 de dezembro de 2012
Tardes de Outono
Sinopse de TARDES DE OUTONO ( Meu novo livro )
" A confiança o mais tênue dos sentimentos, mas que pode ser forte como um furacão e tão frágil como um cristal. Até que ponto somos capazes de confiar? E uma vez perdida é para sempre? Em Tardes de Outono trato das relações humanas, e toda relação é guiada por sentimentos. Amor, ódio, vingança, solidão, paixão, mentira, cada ser humano dentro da sua realidade justifica seus sentimentos e consequentemente suas ações. O advogado Olavo Medeiros muda-se com a mulher Nair e o filho Lucas. A família vai para a équena cidade de Guimbo para recomeçar a sua vida e esquecer o passado. Ele se torna um jurista respeitado e renomado, entretanto, em determinado momento seu mundo vira de cabeça para baixo quando mãe e filho não se entendem, e quando um forasteiro chega a cidade. Em meio a amores não correspondidos, traições, crimes, segredos, poder, Tardes de Outono vem afirmar que tudo passa pelo crivo da confiança".
Aos interessados o livro e vendido pelo site da Editora Protexto:
www.protexto.com.br
Ou diretamente pelo link:
http://www.protexto.com.br/livro.php?livro=490
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Novembro Despedaçado ( Lições do Amor)
Hoje sentí tua presença tão forte como se você estivesse ao meu lado... O sol estava alto e fazia muito calor, embora uma leve brisa tocava meu corpo. Caminhei a esmo olhando para o mar e a montanha. Sentei no quebra mar e fiquei olhando os pequenos barcos pesqueiros, o grande navio e a bela ilha a minha frente. Entretanto o que meus olhos viam meu coração não sentia. Meu coração sentia aquilo que os olhos não viam há muito tempo. Embora sua imagem estava plena em meu coração como se a estivesse visto ontem... Hoje a tarde estava estranha, saudosa, me sentia parte da natureza enquanto refazia nossos passos. Não pude evitar aquilo que a minha alma não suportava mais, e meus olhos chorosos não puderam conter as lágrimas. Um choro contido e solitário, uma dor leve porém contínua em meu peito. E uma sensação difícil de descrever algo entre a alegria e a tristeza, as boas lembranças e a falta delas. Um leve sorriso iluminou meu rosto, pois as lágrimas eram boas recordações... Nossos passos na famosa rua do centro, a travessia do mar, a sala do cinema, o desejo no olhar. Ao mesmo tempo eram de tristeza, pois você não estava mais lá. Por quê eu? Perguntei ao criador e esperei por uma resposta que não veio. E no silêncio fúnebre interrompido apenas pelo suave roçar do vento e o leve barulho das águas do mar, tudo ficou claro. Só o amor é capaz de ferir e curar como nenhum outro sentimento. Eu me rendo a esse amor, completamente vulnerável sei que ele é maior que eu, compreendí que nunca deixei de te amar, pois você é inequecível, compreendí que o espaço que você conquistou em meu coração é exclusivo. Embora ainda sinta o amor latente no peito, que ainda a amo com a mesma intensidade de quando nossos olhos se cruzaram, sei também que é preciso me acostumar com a sua ausência. Como se conversasse com o vento digo : EU TE AMO, imaginando que ele levará as minhas palavras ao teu ouvido. E quando me acostumar com a tua ausência , poderei seguir em frente mesmo sabendo que é impossível não olhar para trás.
domingo, 21 de outubro de 2012
Tentar Outra Vez.
O que posso esperar de um amor que me enche de esperanças ao mesmo tempo que me proíbe de sonhar. Às vezes sinto a presença desse amor como o relâmpago que não sei onde se origina, e nem para onde vai, mas que é impossível não percebê-lo.
A ferida está curada, já não existe mais, resta apenas a cicatriz, o símbolo do amor que um dia existiu. A prova viva, dos olhos pelos quais me encantei. Solto um sorriso amarelo e sinto uma saudade amarga, estranha, como jamais pensei que sentiria um dia. Hoje não sou mais um prisioneiro do amor mais sublime que existiu em minha existência. Libertei meu coração que estava acorrentado ao teu, e estou livre para amar novamente...
Mas é estranho pensar em ti como um amor que já não existe mais ardendo em meu peito. Achei que ficaria feliz libertando meu coração do amor que sentí por você. Entretanto para minha surpresa fiquei triste. Como se estivesse cometendo um "pecado" esquecer o amor que não deu certo. Pobre coração tosco, ficou em luto quando tudo acabou... E quer ficar de luto quando está livre, como se só existisse uma única opção para ser feliz. E que continuar no ostracismo é a penitência e o caminho a seguir.
Nos recônditos de minha alma sei que estou pronto para seguir em frente e tentar outra vez. Meu coração também sabe embora ainda esteja com as impressões nele deixadas. Como sabe também que as impressões é a grande ferida que cicatrizou. E a cicatriz é a prova de que tive coragem de viver e me diz que devo seguir em frente, embora esteja no passado, interfere no presente e provavelmente no futuro, fazendo assim com que compreenda melhor a minha existência e aceite o meu destino.
A ferida está curada, já não existe mais, resta apenas a cicatriz, o símbolo do amor que um dia existiu. A prova viva, dos olhos pelos quais me encantei. Solto um sorriso amarelo e sinto uma saudade amarga, estranha, como jamais pensei que sentiria um dia. Hoje não sou mais um prisioneiro do amor mais sublime que existiu em minha existência. Libertei meu coração que estava acorrentado ao teu, e estou livre para amar novamente...
Mas é estranho pensar em ti como um amor que já não existe mais ardendo em meu peito. Achei que ficaria feliz libertando meu coração do amor que sentí por você. Entretanto para minha surpresa fiquei triste. Como se estivesse cometendo um "pecado" esquecer o amor que não deu certo. Pobre coração tosco, ficou em luto quando tudo acabou... E quer ficar de luto quando está livre, como se só existisse uma única opção para ser feliz. E que continuar no ostracismo é a penitência e o caminho a seguir.
Nos recônditos de minha alma sei que estou pronto para seguir em frente e tentar outra vez. Meu coração também sabe embora ainda esteja com as impressões nele deixadas. Como sabe também que as impressões é a grande ferida que cicatrizou. E a cicatriz é a prova de que tive coragem de viver e me diz que devo seguir em frente, embora esteja no passado, interfere no presente e provavelmente no futuro, fazendo assim com que compreenda melhor a minha existência e aceite o meu destino.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Preciosos Cinco Minutos!
Existem pessoas que tem o dom de despertar em nós os melhores sentimentos. Que ao vê-las, simplesmente vê-las transforma aquele instante em um momento especial. A doçura das suas palavras é um elixir de entusiasmo para começar ou terminar o dia. Quando a encontramos ainda que por acaso em uma rua e não conversamos mais do que cinco minutos, mas que valerão pelo restante do dia. Aqueles preciosos minutos transformam o dia e nos deixa com a sensação, de que estamos preparados para o que vier, e que nada vai abalar o entusiasmo que tal pessoa provocou em nós.
Pois como uma tatuagem aquela pessoa querida gravou em seu coração o entusiasmo espontâneo pelo milagre chamado vida. Fortaleceu a sua fé, renovou a sua esperança. Com pequenos gestos e algumas palavras ela transformou seu dia. Tal pessoa carrega em sí a essência do sagrado, é transparente em suas ações, e dotada de uma coisa que a torna um ser muito especial. É plena de amor ao próximo, e valoriza a verdadeira amizade.
Nem ela se dá conta de que carrega em sí tamanho poder. Tem o poder de encantar por causa da simplicidade do SER. Depois que me despeço dela, olho para o céu e rio, compreendo melhor a existência, carrego no coração a energia positiva daqueles cinco minutos e ela carregará a minha. E assim o ciclo se completa. Rio novamente, faço uma prece, agradeço ao CRIADOR por me presentear com uma pessoa tão especial.
Dedico a minha amiga yara.
Pois como uma tatuagem aquela pessoa querida gravou em seu coração o entusiasmo espontâneo pelo milagre chamado vida. Fortaleceu a sua fé, renovou a sua esperança. Com pequenos gestos e algumas palavras ela transformou seu dia. Tal pessoa carrega em sí a essência do sagrado, é transparente em suas ações, e dotada de uma coisa que a torna um ser muito especial. É plena de amor ao próximo, e valoriza a verdadeira amizade.
Nem ela se dá conta de que carrega em sí tamanho poder. Tem o poder de encantar por causa da simplicidade do SER. Depois que me despeço dela, olho para o céu e rio, compreendo melhor a existência, carrego no coração a energia positiva daqueles cinco minutos e ela carregará a minha. E assim o ciclo se completa. Rio novamente, faço uma prece, agradeço ao CRIADOR por me presentear com uma pessoa tão especial.
Dedico a minha amiga yara.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
O Novo Já Nasce Velho
A cada quatro anos mais pessoas se aproximam de mim, revejo "os amigos", que quatro anos antes não via, e falar então só se fosse em sonho. Alguns chegam de mansinho perguntam como "vão as coisas" e a "família", preparam o terreno e pronto agora e dar o "tiro de misericórdia". Preciso da sua ajuda meu "amigo", conto com o seu voto e o da sua família. Nossa cidade precisa de mudança, e para que esta mudança aconteça, preciso do seu voto. "Tamo Junto"? Ergue os polegares e estampa aquele sorriso capaz de deixar a Angelina Jolie se sentir mal por não estampar tão belo sorriso. Pronto o recado já foi dado e mais um amigo que já fazia pelo menos quatro anos que não nos falávamos se vai me deixando com a "nostalgia" de quem só falará com ele novamente daqui a quatro anos, caso o próprio decida tentar mais um cargo eletivo.
Outros quando te avistam, de longe, dedo em riste gritam para se fazer notar PRECISO FALAR COM VOCÊ. Você olha para o indivíduo se aproximando com a respiração ofegante como se estivesse em uma competição de atletismo e você a linha de chegada. Você olha para as mãos dele e vê um monte de papéis coloridos e já supõe de qual assunto tão urgente merece assim a sua atenção.
Você sabe que eu sou candidato? -Sem dar tempo de você responder ele dispara: Então estou junto com o fulano de tal para prefeito, e conto com o seu voto e ele também! Te entrega o panfleto e vai embora, sem ao menos perguntar se a família vai bem. E mais um que vai me deixar com a "nostalgia", de um diálogo tão "curto e grosso", direto ao ponto.
E o que esperar desses candidatos que dormem "cidadão e acordam políticos", sem ao menos ter começado a plantar antes. Até onde sei toda colheita necessita de um plantio antes. Ou será que podemos colher sem ter plantado? E o que esperar de candidatos que não tenha se preparado para o cargo, com o mínino de requisitos básicos como ter estudado por exemplo. Que tenham nomes parlamentares bizarros como " Zé cueca" "toninho burro" "xaninha da piscina" e por aí vai.
Nós somos reflexos dos políticos que temos? Não sei até que ponto concordo com esta indagação. Afinal por mais que se escolha um candidato que se apresente politicamente correto aos olhos do eleitor, ele se eleito for será mais um a cair nas armadilhas de um sistema secular que não muda.
Dizem que nós temos o poder. Os mais otimistas dizem que o poder emana do povo. Eu particularmente acredito que o único poder que temos é de escolher alguém novo, mas que já nasceu velho!
Outros quando te avistam, de longe, dedo em riste gritam para se fazer notar PRECISO FALAR COM VOCÊ. Você olha para o indivíduo se aproximando com a respiração ofegante como se estivesse em uma competição de atletismo e você a linha de chegada. Você olha para as mãos dele e vê um monte de papéis coloridos e já supõe de qual assunto tão urgente merece assim a sua atenção.
Você sabe que eu sou candidato? -Sem dar tempo de você responder ele dispara: Então estou junto com o fulano de tal para prefeito, e conto com o seu voto e ele também! Te entrega o panfleto e vai embora, sem ao menos perguntar se a família vai bem. E mais um que vai me deixar com a "nostalgia", de um diálogo tão "curto e grosso", direto ao ponto.
E o que esperar desses candidatos que dormem "cidadão e acordam políticos", sem ao menos ter começado a plantar antes. Até onde sei toda colheita necessita de um plantio antes. Ou será que podemos colher sem ter plantado? E o que esperar de candidatos que não tenha se preparado para o cargo, com o mínino de requisitos básicos como ter estudado por exemplo. Que tenham nomes parlamentares bizarros como " Zé cueca" "toninho burro" "xaninha da piscina" e por aí vai.
Nós somos reflexos dos políticos que temos? Não sei até que ponto concordo com esta indagação. Afinal por mais que se escolha um candidato que se apresente politicamente correto aos olhos do eleitor, ele se eleito for será mais um a cair nas armadilhas de um sistema secular que não muda.
Dizem que nós temos o poder. Os mais otimistas dizem que o poder emana do povo. Eu particularmente acredito que o único poder que temos é de escolher alguém novo, mas que já nasceu velho!
sábado, 22 de setembro de 2012
Cálice!
Preciso mortificar-me a cada dia quando momentos inesquecíveis vem à tona.
Quebrar meu coração em mil pedaços,
E colá-lo novamente na tentativa desesperada de eliminar
O que me faz voltar ao passado que não existe mais.
A expectativa tola de algo pra trás.
O silêncio da inquietude, tenta me enganar, a visão do meu paraíso, se traduz neste cálice de vinho!
Os dias são pequenos e as noites são longas,
Nela abraço tudo que não existe mais;
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre;
Preciso afastar esse cálice! O silêncio da inquietude, tenta me enganar,
E a visão do meu paraíso, já não se traduz mais neste cálice de vinho!
Sim preciso mortificar-me a cada dia, quando já não resta mais forças para lutar!
E a visão do meu paraíso já não existe mais.
Só o lúgubre desejo do que ele foi um dia;
Preciso mortificar-me a cada dia, mas agora nem isso posso mais,
Pois o sangue que abastece o cálice também já não existe mais!
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre
Preciso afastar esse cálice!
Quebrar meu coração em mil pedaços,
E colá-lo novamente na tentativa desesperada de eliminar
O que me faz voltar ao passado que não existe mais.
A expectativa tola de algo pra trás.
O silêncio da inquietude, tenta me enganar, a visão do meu paraíso, se traduz neste cálice de vinho!
Os dias são pequenos e as noites são longas,
Nela abraço tudo que não existe mais;
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre;
Preciso afastar esse cálice! O silêncio da inquietude, tenta me enganar,
E a visão do meu paraíso, já não se traduz mais neste cálice de vinho!
Sim preciso mortificar-me a cada dia, quando já não resta mais forças para lutar!
E a visão do meu paraíso já não existe mais.
Só o lúgubre desejo do que ele foi um dia;
Preciso mortificar-me a cada dia, mas agora nem isso posso mais,
Pois o sangue que abastece o cálice também já não existe mais!
Sinto a alegria sem sentido, e a tristeza mórbida da canção fúnebre
Preciso afastar esse cálice!
domingo, 5 de agosto de 2012
O Monge Mordido
Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido a dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou a correr outra vez pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na entrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
- Mestre, o senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: Picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.
Texto de autor desconhecido.
- Mestre, o senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?
Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: Picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!
O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:
- Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.
Texto de autor desconhecido.
Simplesmente Lua
A lua que vejo, é como a irmã que nunca tive, a mulher que sonho.
Cada vez que olho para a lua, imponente, cheia, como agora, me vem a mente diversos momentos como este...
Sentado na cadeira simples, olhos grudados no brilho prateado, e logo estou desabafando com ela... cada vez que a vejo tão linda no céu, rendo-me aos seus encantos...
E a minha alma se comunica com ela... Como a grande mãe que acolhe nos braços, ouve e acalenta aquele que ama...
Despejo carinhosamente, como se ela tivesse grandes ouvidos, e um abraço como a da mulher amada. A minha alma se comunica com ela, ambas se completam...
E seguem juntas de mãos dadas percorrendo os caminhos que parecem não ter fim, mas precisam ser percorridos... Aqui não há tempo e sim momentos...
através do fascínio que exerce minha alma se entrega a tí, meus olhos brilham quando encontram os teus, sinto a tua energia.
Lua querida, lua companheira, lua fiel, lua de esperança, lua de sonhos, lua que brilha, lua de mel...
Cada vez que olho para a lua, imponente, cheia, como agora, me vem a mente diversos momentos como este...
Sentado na cadeira simples, olhos grudados no brilho prateado, e logo estou desabafando com ela... cada vez que a vejo tão linda no céu, rendo-me aos seus encantos...
E a minha alma se comunica com ela... Como a grande mãe que acolhe nos braços, ouve e acalenta aquele que ama...
Despejo carinhosamente, como se ela tivesse grandes ouvidos, e um abraço como a da mulher amada. A minha alma se comunica com ela, ambas se completam...
E seguem juntas de mãos dadas percorrendo os caminhos que parecem não ter fim, mas precisam ser percorridos... Aqui não há tempo e sim momentos...
através do fascínio que exerce minha alma se entrega a tí, meus olhos brilham quando encontram os teus, sinto a tua energia.
Lua querida, lua companheira, lua fiel, lua de esperança, lua de sonhos, lua que brilha, lua de mel...
Assinar:
Postagens (Atom)





.jpg)

